Acho que todos nós, nalgum momento da nossa vida, contemplamos a possibilidade de riqueza. Quem não gostaria de ganhar o Euromilhões, não é? Mas, infelizmente, não há “almoços grátis”. A riqueza constrói-se, e demora a construir. É uma maratona, não um sprint. E a tua mentalidade em relação à mesma é muito importante!
Steve Siebold entrevistou centenas de pessoas para escrever o livro How Rich People Think. Aqui estão algumas das diferenças que ele descobriu sobre como uma pessoa pobre pensa e uma pessoa rica pensa:
Mentalidade de riqueza #1
Uma pessoa pobre pensa que o dinheiro é a raiz de todos os males, enquanto que uma pessoa rica pensa, e sabe, que precisa de recursos para alcançar coisas na vida.
Mentalidade de riqueza #2
Uma pessoa pobre considera o egoísmo imoral, enquanto uma pessoa rica pensa que só pode contribuir para o bem-estar dos outros quando tem algo para dar.
Mentalidade de riqueza #3
Uma pessoa pobre espera ter sorte, enquanto uma pessoa rica acredita que é necessário agir para mudar as coisas para melhor.
Mentalidade de riqueza #4
Uma pessoa pobre tem pouca consideração por adquirir conhecimento especializado, enquanto uma pessoa rica está ansiosa para aprender coisas novas.
Mentalidade de riqueza #5
Uma pessoa pobre reflete sobre todos os erros que cometeu na vida ou anseia pelos bons velhos tempos, enquanto uma pessoa rica pensa sobre o que é possível no futuro e faz por estabelecer metas e fazer planos para um futuro melhor.
Mentalidade de riqueza #6
Uma pessoa pobre decide emocionalmente sobre dinheiro, acumulando ou gastando demais, enquanto uma pessoa rica decide logicamente, avaliando o valor das coisas antes de investir ou gastar.
Mentalidade de riqueza #7
Uma pessoa pobre tem um trabalho que odeia para poder viver, enquanto uma pessoa rica se concentra em projetos que ama.
Claro que tudo isto, teoricamente, é muito fácil e bonito. “Blá, blá, blá Whiskas Saquetas”, certo? Contudo, uma mudança de mentalidade é uma ótima forma de começares a focar-te no que importa! Pensa nisso 🧐
Obrigado por leres.
Era espetacular se pudesses partilhar isto com amigos ou conhecidos. Ou no Twitter, no Facebook, o que seja!
Ah! E se ainda não o fizeste, não te esqueças de subscrever! Até à próxima 😉