Howard Marks é investidor, autor e bilionário de renome mundial. É chairman da Oaktree Capital. E é conhecido pelos memos que escreve. O próprio Warren Buffett disse que esses memos são “a primeira coisa” que abre e lê quando chegam à sua caixa de correio.
Em 2014 escreveu o famoso “Risk Revisited”, e em 2015 a sua sequela “Risk Revisited Again”. Nesta peça, ele explora em detalhe os conceitos de risco e volatilidade quando associados aos investimentos. Mas, mais importante do que isso, ele fala sobre a relação entre risco e retorno. Defende que a típica relação entre estes dois (maior risco, maior retorno), é demasiado simplista. Tendo isto em conta, ele propõe uma análise diferente a esta relação, que adiciona um novo fator à equação: a probabilidade de um determinado investimento de risco dar um retorno relacionado a esse risco (representado abaixo como uma distribuição em forma de sino).
Penso que a leitura que se pode fazer disto é bastante simples. Da esquerda para a direita, com o aumento do risco:
o retorno esperado aumenta;
a gama de resultados possíveis aumenta;
os resultados menos bons tornam-se piores.
Basicamente, com o aumento do risco aumenta a incerteza, e diminui a capacidade para prever qual será o retorno. A realidade é bastante mais complexa do que parece, e garantias ninguém te as pode dar.
Mas ninguém melhor para explicar isto que o próprio Howard. Podes ler o memo ou ver o vídeo com um resumo👇
Espero que da próxima vez que estiveres a analisar o risco de algum investimento, te lembres deste artigo e tenhas em consideração o que foi aqui apresentado 😉
A tua opinião ajuda-me a melhorar, por isso diz-me o que achaste! 😃
Adorei | Gostei | 50/50 | Meh | Péssimo
É um prazer ter-te desse lado, e obrigado por leres. Conheces alguém que poderia beneficiar com este artigo?
E, caso ainda não o tenhas feito, não te esqueças de subscrever. Obrigado.