Mealheiro #72: Foca-te Nos 20% Para Obter 80% Dos Resultados
Como o Princípio de Pareto pode ser aplicado às tuas finanças pessoais
Acredito que já tenhas ouvido falar do Princípio de Pareto antes - talvez não com este nome, mas certamente já te terás cruzado com este conceito. Se não o fizeste também não há problema, porque o objetivo é explorarmos isto no artigo de hoje.
O Princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Embora inicialmente estudado e aplicado ao mundo dos negócios, também se pode aplicar às finanças pessoais.
O que é o Princípio de Pareto?
O Princípio de Pareto é uma teoria que afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Ou, por outras palavras, uma pequena parte das tuas ações ou atividades leva a uma grande parte dos resultados. Esta ideia foi originalmente proposta pelo economista italiano Vilfredo Pareto, que observou que a maioria da riqueza na Itália era detida por uma pequena parcela da população.
Embora o Princípio de Pareto tenha sido, inicialmente, aplicado à economia, rapidamente se tornou numa teoria com mais bastantes mais aplicações do que as inicialmente pensadas - como, por exemplo, a produtividade, a gestão de projetos ou a tomada de decisões.
No que toca às finanças pessoais, o Princípio de Pareto pode ser aplicado para ajudar-te a dar prioridade às tuas despesas e os teus investimentos. Ao focares-te em atividades financeiras que te dão o maior retorno em relação ao tempo e dinheiro investidos, podes aumentar a eficácia das tuas estratégias financeiras e de gestão de orçamento.
Como aplicar o Princípio de Pareto
Mas como podes fazer isto? Vamos lá ver alguns exemplos:
Dá prioridade aos gastos: 20% das tuas despesas podem estar a causar 80% dos teus problemas. Identifica essas despesas principais e concentra-te em reduzi-las;
Investe no que é mais importante: em vez de investir em muitas opções diferentes, identifica quais os investimentos com o maior potencial de retorno (20% do esforço) e concentra-te neles (80% dos resultados);
Reduz despesas desnecessárias: 20% dos teus gastos podem ser em restaurantes e bares, e isso pode estar a dificultar a tua capacidade para poupar. Ao reduzires essas despesas desnecessárias (20% de esforço), podes poupar mais dinheiro para investir em objetivos de longo prazo (80% dos resultados);
Maximiza o teu tempo e esforço: em vez de gastares muito tempo a tentar gerir vários investimentos diferentes, podes concentrar os teus esforços (20%) em investimentos específicos que tenham o maior potencial de retorno (80%).
Da próxima vez que estiveres a olhar para as tuas finanças pessoais, lembra-te do Princípio de Pareto. Isto pode-te ajudar a dar prioridade aos gastos e investimentos que realmente importam, reduzir despesas desnecessárias e maximizar o teu tempo e esforço.
Uma forma muito simples de aplicar o Princípio de Pareto na gestão do teu dinheiro é aplicando a regra dos 80/20. Se estás no início da tua aventura por este mundo, ou se pretendes ter uma regra fácil de utilizar para poupar/investir, então este princípio diz que deves poupar/investir 20% do teu rendimento mensal, e usar os restantes 80% para as tuas despesas recorrentes. É uma versão simplificada da regra dos 50/30/20.
Se gostas de ler o Mealheiro, adiciona-o à tua lista de contactos conhecidos para nunca perderes uma publicação para o spam. Podes também responder a este email, ou deixar um comentário no artigo. A tua opinião é importante para mim.
Até uma próxima vez - Guilherme
PS: O que achaste da publicação de hoje? Adorei | Gostei | 50/50 | Meh | Péssimo
Gostaste do artigo? Partilha com alguém. Demora 10 segundos para o fazer.
Vieste aqui parar e não sabes bem como? Olá. Podes encontrar a página do Mealheiro aqui, seguir-me no Instagram aqui e subscrever a newsletter aqui.